Assessoria de Comunicação
Dicas para marinar
Agora ficou fácil preparar um prato que destaca o sabor da carne e deixa sua refeição com gostinho de quero mais.
quarta, 15 de mar�o de 2017
A técnica simples de marinar as carnes garante um resultado muito saboroso para qualquer refeição e é muito usada em vários pratos sofisticados.
Essa maneira de temperar consiste em deixar de molho em líquidos carnes e pescados por determinado tempo e, geralmente, o líquido da marinada é aromatizado com ervas e especiarias. A marinada surgiu há muitos anos para conservação de alimentos, mas com o surgimento da geladeira a marinada passou a ser uma técnica que agrega sabor as carnes e, em alguns casos, também altera a textura, deixando a carne mais macia.
Os Temperos
Ervas como salsa, coentro e orégano combinam muito bem com carne de frango, que é macia e possui um sabor discreto. Para carne vermelha use tomilho, alecrim, salsa e louro. Cuidado ao preparar pescados, use sempre temperos como hortelã e alecrim.
O tempo de marinar é muito importante para fixar bem o sabor do tempero. A regra básica é quanto maior, mais tempo deverá ficar marinando e mais tempero. Frangos inteiros, por exemplo, podem marinar por cerca de 12 horas. Já cortes, como coxas e sobrecoxas de frango, necessitam de mais ou menos 6 horas para marinar. Lembrando que quanto mais tempo ficar marinando mais realçado fica o sabor do tempero.
Os líquidos
Variam com o tipo de corte a ser marinado e os sabores que se quer agregar ao alimento. O mais usado é o vinho, mas há receitas que indicam vinagres, cervejas, cachaça, sucos e até iogurte natural. Quanto mais ácido o líquido, mais ele quebra as fibras da carne e as deixam mais macias.
Para carnes brancas (de frango e de peixe) o ideal é vinho branco, cerveja clara e cachaça, pois esses líquidos acentuam o sabor desses alimentos. E se a carne for vermelha use vinho tinto ou cerveja escura. A porção indicada é 250ml de vinho ou 150ml de cerveja para cada um quilo de carne.
Cuidados especiais
Na hora de deixar a carne marinar dê preferência para recipientes de vidro, louça ou aço inoxidável, pois esses materiais não interferem no aroma. Assim que preparar a marinada coloque-a em local bem fechado e mantenha-a refrigerada até o preparo. O mais indicado, no preparo da marinada, é colocar o sal só na hora de levar a carne ao fogo. Ele pode desidratar a carne quando colocado com antecedência.
Agora ficou fácil preparar um prato que destaca o sabor da carne e deixa sua refeição com gostinho de quero mais.