Novidades

Origem e fabricação da famosa mortadela!

29 de setembro de 2016

A mortadela é considerada, em vários países, um dos mais finos industrializados, especialmente na Itália. No Brasil ela é muito popular, passando a ser presença garantida na mesa dos brasileiros. Mas você sabe onde ela surgiu e como é feita? A Friato conta para você.

História

A história da mortadela tem mais de 2 mil anos, esse embutido surgiu no Império Romano, fazia parte dos requintados banquetes dos imperadores. Era um alimento sofisticado que com o passar dos anos se popularizou e sofreu algumas melhorias. Mas só chegou ao Brasil no século XX, trazida pelos imigrantes italianos.

Fabricação

A fabricação da mortadela pode ser à base de carne suína e à base de carne de frango, com acréscimo de toucinho ou não, e é temperada com vários condimentos.

O processo de fabricação é relativamente simples: a carne é moída várias vezes, até se tornar uma pasta cremosa. Em seguida, ela recebe temperos e cubos de toucinho. Depois é colocada nos invólucros que embalam a mortadela e a massa passa por cozimento no vapor, com temperatura entre 80° C e 90° C. No final a mortadela recebe uma ducha fria e passa por uma câmara de resfriamento, que a estabiliza.

E aí, está prontinha para ser apreciada de várias formas, em inúmeros pratos!